Abacaxi ornamental

| EM Ervas Nenhum comentário
abacaxi-ornamental.jpg
2 Flares Twitter 0 Facebook 2 Google+ 0 Filament.io 2 Flares ×
Abacaxi-ornamental.jpeg

   Abacaxi ornamental

 Abacaxi ornamental

Abacaxi ornamental é apreciado por apresentar belas miniaturas de abacaxis avermelhados.

Nome Científico: Ananas bracteatus

Nomes Populares: Abacaxi-ornamental, Abacaxi-vermelho, Ananás-ornamental, Ananás-vermelho

Família: Bromeliaceae

Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical

Origem: Paraguai, Brasil, Colômbia e Venezuela

Altura: 60 a 90cm

Luminosidade: Sol Pleno

Ciclo de Vida: Perene

Por ser uma planta da família das bromélias, seu cultivo e tratamento são parecidos apesar de ter algumas características próprias. Não apresenta problemas com pragas e doenças.

Outros dados do Abacaxi ornamental

O abacaxi ornamental adapta-se muito bem ao cultivo em vasos e se receber os cuidados adequados, transforma-se numa planta bela e vistosa. Entretanto, não fornecerá frutos grandes e comestíveis. Os abacaxis para consumo (Ananas comosus) são espécies que crescem mais devagar, com folhas rijas, de bordos serrilhados ou lisos, verde-escuras e bem compridas, atingindo 1,2 m.

Apesar de ser resistente ao frio, o abacaxi ornamental se desenvolve melhor a uma temperatura acima de 15 graus bem ensolarado. Para suportar a época de inverno indicamos protegê-la do frio e principalmente de geadas.

Para a propagar pega-se as plantinhas filhotes que saem em volta da planta-mãe. Plante em vasos individualmente, assim podem estar florindo depois de 2 anos. Outra forma é pela coroa da fruta.

Devem ser cultivados à meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com esterco, procure regar sempre, mantendo a úmidade. Utilize sempre luvas grossas para manipular esta planta evitando se machucar com seus espinhos.

Falando em espinhos, essa planta também é usada como cerca viva, mantendo animais e intrusos a distância. Alguns exemplares pode crescer até 1,3m. Para se ter ideia do tamanho da fruta, pense em um ovo, que será aproximadamente esse o tamanho.

Como todas as bromélias essa planta dá apenas uma flor ou fruto e morre após nascer as mudinhas em sua volta. Alguns autores dizem que seus frutos não são comestíveis, mas na verdade seus frutos além de não serem saborosos são secos ou praticamente pura fibra.

Seja no jardim ou no vaso espero que tenha uma bela flor.

2 Flares Twitter 0 Facebook 2 Google+ 0 Filament.io 2 Flares ×