Acácia amarela

| EM Cultivando saúde Nenhum comentário
acacia-amarela.jpg
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Originária da Ásia, a acácia amarela (conhecida como cássia-imperial) possui sementes tão perfumadas quanto as flores. Há quem diga que o odor lembra o de alcaçuz. Entre o tempo de setembro a fevereiro (primavera). Seus galhos se enchem de cachos amarelos, o que lhe rendeu outro nome popular fácil de se lembrar, chuva-de-ouro.

Ama luz solar, necessita de pouca água e prefere solo abundante em material orgânico – terra a base de plantas (vegetal) e húmus de minhoca em porções iguais é uma combinação certeira para o solo. As sementes germinam com facilidade, porém, se quiser um resultado mais belo e rápido paisagísticamente plante uma muda já crescida, fácil de ser encontrada em gardens centers.

acacia-amarela.jpg

           Acácia amarela ou Chuva de ouro

Por ser meio vulnerável a transplantação, estude bem o local na qual ela ficará e não mude mais a planta. A melhor época para o transpante é na primavera, no momento em que o clima está mais ameno e a acácia amarela corre pouco perigo de desidratação.

Na medicina natural, a acácia amarela é considerada como tendo várias vantagens. As flores têm atuação purgativo; as folhas agem bem em complicações de pele; as frutas servem em casos de reumatismo e picadas de serpentes. Todas a porções da planta precisam ser utilizadas sob orientação médica, já que é uma planta considerada tóxica.

Se quiser usar a planta de maneira mais segura, espalhe pela casa as vagens secas e abertas, mantendo-as fora do alcance de crianças e animais: em pouco tempo, elas perfumarão a casa toda. A acácia serve para tratar casos de indefensabilidade, falta de apetite, raquitismo, doenças respiratórias, como bronquite, asma, faringite e tuberculose, além de ser excelente no tratamento de feridas, úlceras, diarréia  e leucorreia.

As principais características da acácia amarela se prendem com a sua atuação antibiótica, antimicrobiana, estimulante.

A acácia, no momento em que tomada em exagero, pode ter efeitos nocivos, como alucinações. A acácia está contraindicada para crianças com menos de 12 anos, na gravidez, amamentação e em idosos.

Curiosidades da acácia amarela

A acácia é uma árvore que possui em torno de 500 variedades diferentes. Todas desabrocham flores perfumadas brancas ou amarelas, encontra-se em todos os continentes.

A acácia é excelente para arborização de calçadas de ruas e avenidas. Além disso, seus galhos floridos são lindos para complementar arranjos florais.

Imagens:

https://pixabay.com

Fonte:

http://minhasplantas.com.br/plantas/acacia-amarela/

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×