Acelga

| EM Horta Orgânica 1 comentário
Acelga.jpeg
4 Flares Twitter 2 Facebook 2 Google+ 0 Filament.io 4 Flares ×

Acelga.jpegA acelga é uma planta bem popular na Ásia

Nome Científico: Beta vulgaris cicla

Nomes Populares: Acelga, Celga, couve chinesa ou oriental

Família: Amaranthaceae

Clima: Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado,Tropical

Origem: Europa

Altura: 0.3 a 0.4 metros, 0.4 a 0.6 metros

 

Luminosidade: Sol Pleno

Ciclo de Vida: Bienal

A acelga é consumida como verdura, também é muito popular na nossa alimentação diária e pode também ser cultivada em casa. Para que você tenha ramos muito mais saudáveis e naturais em relação com as que compramos no mercado que pode estar com agrotóxicos ou com conservantes.

É uma planta que apresenta grandes folhas com forma oval, em roseta, com talos longos, firmes e largos. As folhas são brilhantes e apresentam, em geral, coloração verde ou avermelhada, em diversas tonalidades. É consumida crua no preparo de saladas ou refogada.

Como plantar acelga

A acelga, apesar de gostar de ser plantada sob o sol pleno, desenvolve-se melhor em regiões onde o clima é mais ameno. A planta prefere ambientes com um pouco de vento, pois como suas folhas são bem delicadas o calor em excesso pode danificá-las. A acelga possui um ciclo de vida perene, o que significa que o tempo para o florescimento desse tipo de planta é mais longo, podendo chegar até 2 anos. Isso vai resultar em uma planta florescendo durante o ano inteiro e não apenas em determinadas estações climáticas.

O ideal para plantar a acelga é na Primavera ou no Outono, já que ela aprecia o clima ameno, com temperaturas entre 16°C e 18°C. Ela também pode ser cultivada tanto em clima mais frio, sendo resistente a baixas temperaturas e geadas leves, ou até mesmo ficando debaixo de neve, e ela não suporta clima mais quente.

O solo deverá ser rico em nutrientes.Você deve enriquecer a sua plantação com matéria orgânica de tempos em tempos. Esta hortaliça gosta de umidade suficiente, contanto que não fique encharcada, em local bem exposto ao sol ou sombra parcial.

As acelgas necessitam de espaço suficiente para o desenvolvimento das suas raízes. Deixe um distanciamento entre fileiras de 45 cm.

A acelga, para ter um bom desenvolvimento, pede local com boa luminosidade e ventilação. Também precisa receber algumas horas de sol ao dia. Ao ser plantada em regiões de clima quente, ou tropical, dê preferência a um local que possua sombra parcial.

Para cultivar a acelga recomenda-se colocar de 2 a 3 sementes por cova, já no local definitivo. Podendo selecionar as mais fortes para continuarem através de raleio.

Irrigar de forma a manter o solo sempre úmido, sem que permaneça encharcado. Plantar as sementes de acelga no local definitivo ou em sementeiras. Transplantar quando as mudas atingem aproximadamente 5 cm de altura ou quatro folhas verdadeiras. As sementes podem ser deixadas em um recipiente com água por 24 horas para facilitar a germinação.

Recorra às adubações caso a cultura não esteja se desenvolvendo de modo satisfatório.

Ficha Técnica

A acelga é uma planta da família das Amaranthaceae que é a mesma família da beterraba. Vem sendo cultivada desde a antiguidade tanto para a alimentação de pessoas como de animais, principalmente na região do Egito e de Roma. Na Idade Média a acelga tornou-se muito popular na França e por lá também passou a ser consumida como alimento nos principais pratos.

Propriedades Nutricionais

A acelga é rica em Fibras, Ferro, Vitaminas C e E, Betacaroteno (provitamina A), Ácido Fólico e Niacina (Vitamina B3).

Curiosidades

O uso medicinal da acelga é mais popularmente feito na Turquia, onde essa planta tornou-se o principal remédio para o tratamento de diabetes. Isso se dá porque a composição da planta faz com que a glicose no sangue seja reduzida e consequentemente, as taxas de diabetes do organismo irão reduzir.

A acelga também é muito usada no tratamento de neurite, que é uma inflamação nos nervos. É muito consumida para ajudar a fortalecer o estômago, tem uma enorme e eficiente ação antioxidante, ajuda a combater os cálculos biliares, tornou-se um dos principais medicamentos naturais usados para tratar problemas de circulação e tem um poder cicatrizante imenso.

Além de todas essas funcionalidades para a medicina natural a acelga ainda é muito indicada para incrementar a dieta alimentar de pessoas que não tem o intestino que funciona muito bem.  Essa planta tem um poder laxativo, pois é rico em fibras e além de ajudar a eliminar mais rapidamente os alimentos consumidos, ainda vai evitar dores na região abdominal.

Como Comprar

Em bom estado, a acelga deve ter folhas novas. Quando o talo estiver mole ou manchas pretas é sinal de que a acelga já está passada. Melhor época para compra é de junho a outubro.

Como Armazenar

Pode ser conservada em geladeira de 5 a 7 dias. Se fizer conservas como o “kimuti” durará mais tempo.

Considerações finais

Pode ser plantada como ornamental em jardins, principalmente as variedades de talos coloridos. Com cerca de 80 dias podemos iniciar a colheita, que pode durar de 3 a 4 meses. Multiplica-se por sementes.

O clima frio ou mais ameno é justamente para se evitar as principais pragas e para se evitar lesmas pode-se fazer armadilhas de cerveja ou cercar o canteiro de cal.

 

4 Flares Twitter 2 Facebook 2 Google+ 0 Filament.io 4 Flares ×