Alcachofra, uma flor comestível e seus benefícios para a saúde

| EM Horta Orgânica Nenhum comentário
alcachofra.jpg
9 Flares Twitter 2 Facebook 7 Google+ 0 Filament.io 9 Flares ×

Alcachofra.jpegALCACHOFRA e alguns dados:

Nome científico: Cynara Scolymus.
Família: Asteraceae

Ciclo: perene

Altura: 1.2m a 1.8m

Temperatura ideal para o plantio 20 graus, úmido. Desenvolve-se bem em regiões mais quente, mas, não forma a parte comestível. A parte comestível é o botão floral. Cada planta dá em média, 20 botões.

Tipos de alcachofra

Há vários, de cor e de tamanho, conforme a região em que se desenvolvem.

Caso você for comprar, pegue por um dos talos e movimente de maneira suave – se estiver madura, será boa para o consumo, ficará flexível e não, rígida.

Rica em proteínas e em fibras.

Alcachofras são mais saborosas se consumidos no dia em que são colhidos ou comprados, mas pode-se manter-se em um saco plástico perfurado na geladeira por alguns dias.

Alcachofra.jpeg

Contém:

Sais minerais: manganês, potássio, enxofre, silício, magnésio, fósforo, iodo, ferro

Vitaminas: A, B 1, B 2, B 3, C; – Ácido Fólico

Cada 100 gramas, cozida, fornecem 16,7 calorias.

Consome-se inteira, cozida em água ou no vapor, sendo que as partes inferiores podem ser gratinadas, ingeridas cruas, como aperitivo (com azeite, ou limão), ou ainda em saladas

Ajuda a diminuir os níveis do mau colesterol, baixa a pressão arterial; diurética. Protege o fígado e a vesícula biliar; antioxidante; reduz o nível do ácido úrico; auxilia a digestão. Também pode ajudar a prevenir a ressaca.

Plantação-de-alcachofra.jpeg

Para emagrecer

Recomenda-se tomar 2 cápsulas de extrato de alcachofra por dia, ou tomar 1 litro de chá de alcachofra por dia. É importante seguir com essa dieta alimentar e fazer exercícios físicos para perder mais peso.

Se for fazer um chá: coloque 3 colheres de folhas de alcachofra numa panela em 1 litro de água, e deixe ferver por 5 minutos. Espere esfriar, coe e beba durante o dia, de preferência sem acrescentar adoçante ou açúcar. Você ainda pode consumir a alcachofra cozida para alcançar os mesmos resultados.

O extrato da alcachofra pode ser encontrado em farmácias ou lojas de produtos naturais, em forma de xaropes, comprimidos ou cápsulas. Mas, embora natural, não deve ser consumida durante a gestação ou amamentação.

Assista a esse vídeo de abaixo que será esclarecedor e tenha um bom apetite!

Fontes:

http://www.jardineiro.net/plantas/alcachofra-cynara-scolymus.html
http://www.tuasaude.com/alcachofra-para-emagrecer/

9 Flares Twitter 2 Facebook 7 Google+ 0 Filament.io 9 Flares ×