Antúrio, flor ou folha?

| EM Flores Nenhum comentário
anturio.jpg
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Antúrio, flor ou folha?anturio.jpg

O antúrio é uma planta ornamental. Originária da Colômbia e Venezuela e que se aclimatou na Europa e diversos outros países.

Planta amazônica, o antúrio possui muitas folhas modificadas de diversas cores. No formato de coração, e que são confundidas com flores chamada de bráctea colorida. Nestas folhas modificadas nascem uma espiga amarelada que possui minúsculas flores. Esta folha  modificada tem como objetivo atrair insetos para a polinização. As verdadeiras flores são os pontinhos amarelos que brotam na espiga.

Como fazer um bom cultivo  de antúrio

O antúrio se adapta bem em clima úmido e fresco, com meia luz, de preferência o sol da manhã e muita claridade. Deve-se protegê-a do sol a pino que causaria queima das plantas.

A rega diária é fundamental, especialmente nos dias mais quentes, podendo similarmente vaporizar água nas folhas. Evite deixar água no pratinho, antúrio não suporta excesso de água e sem água acumulada. Assim evita-se a criação de insetos indesejáveis, como a dengue ou zica.

Como replantar antúrio

As mudas são capazes de ser feitas com touceira ou por estacas de seu caule. Dessa maneira, assim que as raízes começarem o aparecer na aba do vaso, é momento de transplantar  para um vaso maior, ao menos ou em média 3 cm a mais nos laterais que a atual, com drenagem, isto é, furos em baixo para escoar a água.

Prepare a terra com 1 parte de terra comum ,1 parte de solo vegetal  e 2 partes de composto orgânico e misture, que precisa ser bem arejada. Coloque no fudo do vaso + ou – 3 cm da combinação, plante a plantinha e complete os laterais com a combinação sem apertar. Umedeça bem.

Considerações finaisanturio.jpg

Extremamente belo e duradouro, o antúrio é uma usada na decoração de interiores de muitos lares e na formação de arranjos por muitas floriculturas conceituadas. Sua inflorescência (a parte tida como flor que é a folha modificada). Ela chega a durar até dois meses num vaso com água, após ser cortada da planta.

No entanto, a beleza e vigor do antúrio na composição de arranjos e decorações dependem de alguns fatores importantes. Por exemplo, em locais onde a umidade do ar é baixa, a folhagem deve ser pulverizada com água, para manter sua aparência impecável. Para o corte, a inflorescência somente deve ser retirada, quando estiver formada totalmente.

Imagens: https://pixabay.com

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×