Aproveite Espaços Ociosos E Monte Uma Horta Em Casa

| EM Ervas Nenhum comentário
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Monte Uma Horta Em Casa!

Cultivar e montar uma horta em casa é sinônimo de saúde; afinal, além de ser um incentivo a mais para incluir vegetais na alimentação cotidianamente, com cultivo caseiro você garante hortaliças completamente livres de agrotóxicos.  A horta em casa como um benefício da alimentação saudável pode ser um apelo de ainda mais valor para crianças.

Vencido primeiro passo de gerar material orgânico, vamos plantar. Uma parte deste material pode ser utilizada também na adubação dos canteiros e de jardins, se houver. Como a horta tende a dar um clima mais natural à casa, uma boa ideia também é apostar em móveis velhos para criar esse cantinho.

Segundo passo é a criação de canteiros de plantio, onde se deve preparar solo com uma parte de terra vegetal, uma parte de areia e uma parte de adubo ou esterco.

O design de sua casa ou apartamento permite que os moradores urbanos possam cultivar legumes, ervas e verduras dentro de sua cozinha.

Como plantar:

Para mudas de temperos (salsa, cebolinha, manjerona), posicioná-las de maneira intercalada, em forma de triângulo. Outro passo interessante é cobrir a superfície do vaso com folhas secas, isso mantém a umidade e também serve como adubo orgânico.  A seguir são descritas as recomendações de adubação de hortaliças baseadas nos teores de nutrientes no solo e também na extração de nutrientes pelas hortaliças.

Caso plante em sementes em uma sementeira, transplante para local definitivo quando a planta tiver pelo menos quatro folhas. Para germinar, coloque as sementes em um guardanapo úmido de papel, dobre em quatro partes, coloque em um saco plástico e guarde na geladeira.

Evite plantar em dias muito frios ou com temperaturas muito elevadas, acima de 30º C. Neste sistema, a água é aplicada diretamente ao solo, na região próxima das raízes, mantendo secas as plantas e a área entre as fileiras de plantio .A semeadura ao plantar alface deve ser feito corretamente para não correr risco de interferir na produção e qualidade da plantação de alface.

Vasos:

Vasos são alternativas práticas tanto para quem mora em casa quanto em apartamento, com várias opções de tamanhos, materiais, formatos e cores.É importante lembrar que orientações técnicas como melhor época de plantio, espaçamentos, profundidade, etc, devem ser observadas na embalagem de sementes, que tem objetivo de nos ajudar para um melhor cultivo da espécie escolhida. Tente replanta-lo de volta para um vaso e deixe na sombra absoluta até que ele se recupere. Já manjericão é bianual, mas pode se comportar como perene em algumas condições.
Tomate precisa ser regado em média 3 vezes por semana, e quando a muda tiver 10cm deve ser repassada para vaso individual, prefira os vasos mais largos, assim seu tomateiro terá mais raízes. A dona de casa poderá produzir no seu quintal ou apartamento uma horta sem solo, com a vantagem de cultivar seu alimento.Como você vai tirar apenas algumas folhinhas para fazer chás e temperar os alimentos, apenas algumas mudas já são suficiente para você ter ervas caseiras durante bastante tempo.

Para a escolha de plantas como tomate, pimentão, couve-folha, pimenta biquinho, entre outras, o vaso deverá ser individual e com tamanho maior que 30 x 30 x 30 cm para garantir maior crescimento radicular, foliar, produção de flores e frutos.

Como plantar batatas

Separe um batata saudável e deixe em local iluminado até que nasçam os brotos; a batata pode ser plantada no solo quando os brotos atingirem cerca de 2 cm.

 

No caso de ataque de pragas e incidência de doenças, alguns produtos naturais ou de preparo caseiro podem auxiliar, como óleo ou extrato de plantas como neem, fumo, pimenta, cebola, cravo-de-defunto e camomila, além das caldas de sabão neutro ou sulfocálcica.

Você já deve ter visto fotos incríveis de hortas feitas com materiais reciclados, como potes de plástico, baldes, latas e vidros.Se esse é seu desejo, mas espaço na sua casa é pouco para um jardim grande, experimentar montar um canteiro vertical pode ser a saída ideal.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×