Brotos, a horta dentro de sua casa

| EM Cultivando saúde Nenhum comentário
brotos.jpeg
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Os brotos comestíveis estão em alta

A busca pelos alimentos naturais e orgânico têm levado milhares de pessoas à novas opções de alimentos e receitas diversificadas. Os brotos é uma bela solução.

Brotos.jpgOs brotos comestíveis são altamente nutritivos, totalmente naturais e utilizam apenas as reservas contidas nas sementes para germinarem e atingirem o ponto de colheita, que é feita cerca de uma semana depois, dependendo do broto escolhido.

Cultivo

O cultivo pode ser feito na cozinha, escolhendo a princípio, um local escuro para deixar o copo com as sementes irrigadas.

Coloque 1 colher de sopa de sementes numa peneira pequena, em cima de um copo, ou uma tigela.

Faça a irrigação, “lavando” as sementes com água limpa ou filtrada, se possível, 4 vezes por dia.

Mantenha em local escuro e arejado, para não mofar.

Em 3 dias aparecerão os primeiros brotos.

Transfira para um copo descartável com furinhos no fundo.

Após a transferência pode colocar em local claro.

Irrigue por mais 3 dias e pronto, já poderá consumi-las.

Seu plantio deve ser apenas com sementes destinadas para esse fim. As sementes para plantio em solo contém produtos químicos tornando-se peririgoso para a saúse humana.

Consumo

Os brotos comestíveis mais conhecidos são os de feijão moyashi, também conhecido como feijão mungo-verde, brotos de alfafa, de brotos de trevo e brotos de rabanete. Tem também o de soja, trigo, lentilha, girassol, trigo, nabo, linhaça e grão de bico, brócolis e repolho.brotos.jpgBrotos.jpgAo consumir brotos refogados, ensopadas, em saladas, nada se perde.

Não há necessidade de se tirar a raiz. É inteiramente comestível.

São riquíssimos em vitaminas, sais minerais, enzimas nutritivas, oligoelementos, aminoácidos, hormônios vegetais, estimulantes biológicos etc.E que somente existe depois de germinado.

A título de curiosidade, um broto que é muito apreciado, principalmente pelos japoneses, mas não pode ser cultivado dentro de casa é o broto de bambu também conhecido como Takenoko.

É um alimento conhecido por proteger-nos de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. O takenoko auxilia a diminuir o nível de gordura no sangue e a normalizar a pressão sanguínea.

Broto- de-bambu.jpg

brotos-de bambu.jpgGostou deste artigo? Deixe seu comentário ou se desejar receber nossas dicas inscreva seu e-mail na barra lateral.
Tenha bons frutos pelo seu trabalho árduo!

Imagens:

https://pixabay.com

http://www.freedigitalphotos.net/

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×