Como Plantar Berinjelas e ter uma boa colheita em 5 passos

| EM Cultivando saúde Nenhum comentário
Como-plantar-berinjelas
1 Flares Twitter 0 Facebook 1 Google+ 0 Filament.io 1 Flares ×

A maioria das pessoas acham que é difícil como plantar berinjelas e ter uma boa colheita, alguns dizem tem que apenas preparar o solo. Mas isso não é verdade. Na verdade, pragas e doenças estão querendo que você nunca veja esses 5 passos que lhe dará o conhecimento de como plantar berinjelas de forma simples e ter uma boa colheita, mas aqui estão elas:

Como-plantar-berinjelas.jpg

Veja abaixo como plantar berinjelas e ter uma boa colheita em 5 passos 

#1: Preparar o solo

Este passos é importante porque plantar berinjelas e fazer com que as raízes se aprofundem e dar bom frutos. O espaçamento entre linhas pode variar de 1,20 a 1,50 m e entre plantas de 0,80 a 1,20 m.

Veja como usar esse passo é importante no sentido de suas plantas fixarem bem, ficarem firmes e busquem os nutrientes necessários para uma boa colheita. O solo devem ser ricos em matéria orgânica, com boa retenção de umidade e bem drenados, uma vez que a cultura não tolera encharcamento.

Utilize esta opção quando iniciar qualquer cultivo porque também mantém o solo arejado e com isso teremos plantas mais robustas.

 

 

 #2: Distância ideal

Este passo é fundamental para seu sucesso, porque suas plantas irão crescer e pode haver a possibilidade de algumas ramas esfregarem nos frutos vizinhos danificando assim sua colheita e onde raspou ficará uma pele marrom e feia.

Veja como isso também possibilita uma boa distribuição dos nutrientes quando o solo bem preparado como no passo anterior.

Isso é mais útil pois permite um arejamento entre as plantas.

como-plantar-berinjelas.jpg

       Exemplo de plantação de berinjelas

 

 #3: Semente ou mudas

Este passos irá ajudá-lo, porque caso opte por plantar a partir de sementes terá plantas de sua escolha e poderá estar no controle desde o comecinho da plantação.Você deverá transplantar quando estiverem com 4 a 5 folhas definitivas.

Mas plantando a partir de mudas escolhidas por um produtor de confiança pode ser uma boa opção.

 

Isso significa que você pode ter mais tempo para outros cultivos e não precisará preparar sua planta com algumas semanas de antecedência e a probabilidedade de sucesso será maior caso ainda não domine o enxertamento.

É fundamental lembrar desse passo quando for plantar, pois plantas enxertadas serão mais resistentes e a produção também será maior sendo necessário, assim, um espaçamento maior.

 

 #4: Adubação

Você precisa saber esse passo porque as plantas em geral consomem nutrientes como pessoas precisam de alimentos e por isso indicamos adubar 10 dias após o transplante e depois a cada duas semanas.

Aqui está o que eu quero dizer : http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Beringela/Beringela_Solanum_melongena_L/solos.html

Isso ajuda você quando anotar a data que adubou.

 

#5: Rega e poda

Este passo  vem a seguir, porque é necessário regar a planta regularmente, pois se não o fizer, pode acontecer de os frutos ficarem muito amargos e deformados.

como-plantar-berinjelas.jpg

                     Flor da berinjela

Leia mais em:

https://www.vegetall.com.br/horta/como-plantar-berinjela-guia/

O que significa que você pode mais facilmente deixar para que a natureza cuide. Mas como berijelas não é mato você tem de tomar as rédeas de sua plantação.

Então, agora você deve estar se perguntando: “Quando eu tomar medidas sobre isso?” Bem, este entra em ação quando sairem os primeiros brotos deixando dois ou três mais fortes e cortando o restante.

A planta precisa de cuidados extras. Ou seja, ter seu caule amarrado a uma estaca para não vergar.

 

Doenças e pragas

Aqui não falaremos apenas como plantar berinjelas, mas também veja algumas doenças e pragas e se prepare para enfrentá-las.

Principais doenças: Causadas por fungos: Murcha de Verticillium, seca dos ramos, antracnose, podridão de Esclerotínia, tombamento e podridão do colo e raiz, podridão de Esclerócio, podridão do algodão, murcha de Ascochyta, mancha de Stemphylium, podridão de Fomopsis, mancha de Alternaria e podridão de Botritis

Principais pragas: Ácaro vermelho, vaquinha, pulgão, tripes, lagarta-rosca e broca pequena.

Para o controle veja esse artigo.

Considerações finais

Se você precisava de um pontapé inicial de como plantar berinjelas, então este artigo definitivamente  é um grande começo. O 5 passos vai certamente ajudá-lo a se aproximar de seus objetivos. E irá ajudá-lo a plantar e ter uma boa colheita de berinjelas.

 

Boa colheita!!

Fotos:http://pixabay.com/

1 Flares Twitter 0 Facebook 1 Google+ 0 Filament.io 1 Flares ×