Como plantar petúnias no seu jardim

| EM Flores Nenhum comentário
como-plantar-petúnias.jpeg
7 Flares Twitter 0 Facebook 6 Google+ 1 Filament.io 7 Flares ×

 petunias.jpg

Dicas de como plantar petúnias

Gostaríamos com esse artigo ensinar como plantar petúnias para quem gosta de um jardim bem colorido. Ou até mesmo para quebrar o cinza ou bege da sacada do apartamento, a petúnia é ótima para isso, por ser uma flor que alegra ambientes.

É uma flor perene, mas, para mantê-la sempre florida e forte, melhor plantar uma nova muda a cada primavera.

Pertence a família solanaceae, a mesma do pimentão, tomate e berinjela.

Seu nome científico é Petunia x hybrida. Originária da América do sul e se propaga pela semente.

Ela é transferida para o local definitivo no início da primavera. A distância ideal entre elas é de 20 cm. Gostam de solos bem drenados e férteis.

Aprecia muito sol e locais sem vento. Como plantar petunias

Como não ultrapassam 30 cm de altura, pode ser pendurada. Ideal para se plantar em jardim vertical, cercas, vasos grandes, floreiras, canteiros.

Para colorir, plante várias mudas de petúnias de cores variadas no mesmo vaso. E conforme as flores forem ficando velhas, corte-as para nascer mais flores.

Modo de cultivar Petúnias:

Mudas:

Forre o fundo de um vaso com pedras para uma boa drenagem. Coloque o substrato até a metade e a muda no meio. Complete com substrato e regue.

A petúnia gosta de sol pleno, mas, não muito calor. Se notar que está murchando, coloque em local com muita luminosidade, mas, sem ser diretamente ao sol. Caso não estiver muito quente, pode-se deixar ao sol mesmo.
As regas devem ser feitas 3 vezes por semana, ou diariamente nos dias mais quentes, sem encharcar.

 Vazo de petunias

Vazo de petúnias

As chuvas também podem rasgar as flores, por isso, se isso acontecer, corte essas flores fora para que não mofe e crie fungos e doenças.

Como começar a plantar petúnias

Se for começar a partir da semente, siga alguns procedimentos abaixo:

Primeiro, coloque substrato em um bandeja onde deixará até formar as mudas. Regue levemente e peneire as sementes da petúnia neste substrato.

Pode-se peneirar uma fina camada de vermiculita (ver nota abaixo). As sementes precisam de claridade para germinar, por isso, não precisa ser camada grossa. Cubra a bandeja com um filme plástico para manter a umidade.

Nesta fase, a temperatura ideal é de 22 a 24 graus, mas, não deixe direto ao sol para não criar umidade excessiva, pois, a bandeja estará fechada com o filme plástico e poderá mofar.

Se usar claridade de luz artificial, esta deve ficar cerca de 4 a 6 cm acima da bandeja. Ao fim de 7 a 10 dias, a germinação se completará. Alguns utilizam estufa para criar ambiente apropriado. Após esse período, retire o filme, mantenha em locais mais claros e a temperatura pode ser entre 18 a 20 graus. Pode ser adubado a partir deste momento.

Estará com 3 a 4 folhas verdadeiras e poderá ser transferida para potes de plástico. Uma muda pode ser produzida entre 8 a 10 semanas. E a partir daí poderá ser transferida para o local definitivo.

Como vê, um pouco complicado de se fazer para quem está começando. A vantagem de se comprar a muda é que você poderá comprar de várias cores diferentes, o que não acontece com as sementes, a não ser que você encontre pacote de sementes com cores variadas e tenha paciência em fazer todo esse processo.

A partir da semente ou da muda, você com certeza verá um lindo quadro que essas flores oferecem. São flores para alegrar o dia.

Nota:

A vermiculita é muito usada na jardinagem por absorver água, até 5 vezes o seu peso, mantendo o solo úmido, em especial solo arenoso. Evita que nutrientes, inseticidas, entre outros, sejam levados embora com a rega ou chuva. Não é tóxico, não atrai insetos, não estraga, nem mofa. É antialérgico, pode ser usado sem medo. É semelhante à mica, mineral essencialmente formado por silicatos.

Assista esse vídeo que mostra mais detalhes sobre como plantar petúnias .

Gostou do artigo como plantar petúnias? Deixe seu comentário ou se desejar receber nossas dicas inscreva seu e-mail na barra lateral. Tenha um belo jardim e aprecie seu colorido com variadas petúnias! Agora não tem mais desculpas de como plantar.

Imagens:
Arquivo pessoal e http://www.freedigitalphotos.net

7 Flares Twitter 0 Facebook 6 Google+ 1 Filament.io 7 Flares ×