Frutas de A a Z, suas vitaminas e minerais para sua saúde

| EM Cultivando saúde Nenhum comentário
frutas.jpg
48 Flares Twitter 0 Facebook 47 Google+ 1 Filament.io 48 Flares ×

 Frutas são as melhores opções para vida saudável e longa

Quais as vantagens das frutas? Quais as vitaminas das frutas? Preparamos uma listagem completa de a-z das principais frutas e suas vantagens para a saúde.

Neste artigo abordaremos sobre as frutas que pode dar vigor extra ao sistema imunológico.

Definição de frutas

Parte polposa que rodeia a semente dos vegetais. Tem aroma próprio, é rica em suco, podendo ser consumida crua e frequentemente tem gosto doce. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) precisam consumir-se todos os dias entre 3 a 5 porções de frutos, dependendo das necessidades de cada indivíduo. É fundamental utilizar distintos tipos de frutos. O fruto é  muito necessário numa alimentação com saúde quando é necessário ser consumida todos os dias.

Esses alimentos fornecem vitaminas, minerais (potássio, zinco, cálcio, magnésio, etc.) Além de hidratarem e de fornecerem vitaminas e minerais importantíssimos para o bom trabalho do corpo, oferecem uma variedade de fibras solúveis (percepção de satisfação e auxiliam as manter-se equilibrado os açúcares e gorduras) e não solúveis que participa do bom trabalho do intestino servindo como auxílio para a flora intestinal.

Segue a Lista de frutas

Frutas com a letra A

Abacate

abacate.jpeg

 

Rico em vitamina E é boa fonte de vitaminas A, B 1, B 2 e C. Altamente nutritivo, usado em medicina como diurético. Afrodisíaco. Em muitas culturas é apreciada como saladas. Substituto da carne e até o Mac Donalds no Japão usou em um de seus hambúrgueres.(Veja aqui a notícia em inglês)

Possui minerais como: magnésio, que é essencial à vida, ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro; cálcio, que combate a osteoporose; ferro, que combate a anemia tanto em gestantes como em lactantes e ajuda a formar as hemácias; fósforo, que junto ao cálcio ajuda na mineralização dos ossos e nos neurônios, melhorando o raciocínio.

Abacaxi

abacaxi.jpg



O Abacaxi é rico em sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e magnésio. Além disso, é fonte das vitaminas A, B, C, fibras e açúcares. Contém a enzima bromelina que auxilia na digestão e na redução de inflamações.

A bromelaína é um tipo de enzima presente no Abacaxi que ajuda a quebrar as partículas de proteína. Eles são conhecidos por atuar como um agente de neutralização e, portanto, evitar a acidez no estômago. É aconselhável comer Abacaxi quando uma pessoa está sofrendo de síndrome do intestino irritável e flatulência, pois ajuda a acalmar a mucosa do estômago e intestinos. Mesmo bronquite e asma podem ser prevenidas por seu consumo devido ao afinamento do muco e desobstrução de brônquios. Abacaxi, juntamente com mel é recomendado para uma pessoa que tem dor de garganta. O Abacaxi contém magnésio, que ajuda no fortalecimento dos ossos. Estes minerais ajudam na construção dos ossos e tecidos conjuntivos.

 

 

Açaí

acai.jpg

Foto:  eliduke

 

Valor nutritivo elevado e é riquíssimo em vitaminas B1, B2, C e E.
O Açaí possui boas taxas de nutrientes como o potássio, ferro, cálcio, vitaminas. Contém antocianina, substância antioxidante, responsáveis pela circulação do sangue e auxiliam no bom funcionamento dos vasos sanguíneos. O Açai combate os radicais livres. Flavonoides, anti-inflamatória, antialérgica e anticâncer.

 

Acerola

acerola.jpg

A acerola, além de possuir as vitaminas A, B1 e B2 em grande quantidade, é uma excelente fonte de vitamina C. É rica em cálcio, fósforo e ferro. Pode ser consumida ao natural, na forma de sucos, refrescos, sorvetes, doces, geléias e compotas.

Pela sua quantidade incrível de vitamina C – em 100 g da parte comestível da fruta, pode-se encontrar até 80 vezes mais vitamina C que na mesma quantidade de limão ou laranja – a acerola é recomendada no combate a gripes, resfriados, tuberculoses pulmonares, diabetes, disfunções do fígado, cicatrizações difíceis e disenterias.

 

Ameixa

ameixa.jpg

A ameixa possui alto valor nutritivo, é rica em açúcar, sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e algumas vitaminas, como as vitaminas do complexo B, que evitam problemas de pele e reumatismo. É indicada contra a prisão de ventre por seu poder laxativo. Possui mais fibras do que qualquer outra verdura, fruta ou feijões secos.
A ameixa seca repõe nutrientes minerais como ferro, zinco e potássio, esse ajuda a diminuir a pressão sanguínea e melhora a saúde dos ossos.
Fonte:http://www.brasilescola.com/frutas/ameixa.htm.

 

Amora

amora.jpg

Os frutos apresentam altos teores vitamina C, e são fontes de fibras e Beta caroteno. A fruta ao natural oferece ainda minerais como cálcio, ferro, zinco, cobre e selênio, além das vitaminas A, B1, B2, ácido fólico e pantotênico, e vitamina E.

Fonte:http://camposdeoliva.blogspot.jp/p/amoras.html

Araçá

O araçá é uma fruta rica em minerais como o cálcio, o ferro e o fósforo. Possui ainda um alto teor de vitaminas A, B, C, antioxidantes, carboidratos e proteínas. É uma fruta mucilaginosa e adstringente, possui óleos essenciais com atividade antimicrobiana, carotenoides e antocianinas.

 

Frutas coma letra B

Bacuri

bacuri.jpeg

Rico em vitaminas A e C, fósforo, ferro, e carboidratos (glicídio).

Banana

banana.jpg

Conhecida como um dos mais completos alimentos, a banana constitui uma inesgotável fonte de hidratos de carbono, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio, niacina, vitaminas A, B1, B2 e C.

 

 

 

Buriti

buriti.jpg

Foto: AnaElisa

O buriti é uma excelente fonte de carotenoides que protegem contra a xeroftalmia, catarata e auxilia na imunidade do organismo contra infecções, também é uma rica fonte de vitamina A.

 

 

Butiá

 

 butia.jpg

A polpa do butiá apresenta teor de vitamina C elevado. A vitamina C é uma das treze principais vitaminas que fazem parte de um grupo de substâncias químicas complexas necessárias para o funcionamento adequado do organismo. É uma das vitaminas hidrossolúveis, o que significa que seu organismo usa o que necessita e elimina o excesso. Ela tornou-se popular em virtude do seu papel como antioxidante, com potencial de oferecer proteção contra algumas doenças e contra os aspectos degenerativos do envelhecimento.
Fonte:http://www.arcoalimentos.com.br

Frutas com a letra C

Cacau

cacau.jpg

 

O cacau possui vitaminas A, B1, B2, B5, e E. Sais minerais: fósforo, ferro, cálcio, além de proteínas.

Cagaita

 

cagaita.jpg

Contém: glicidio, proteinas, vitaminas B2, C e Niacina

Cajá

fruto-cajá.jpg

O cajá é rico em vitaminas do complexo A, B, vitamina C e sais minerais como o cálcio, o fósforo e o ferro.
Fonte:http://www.remedio-caseiro.com/os-beneficios-e-propriedades-delicioso-caja/

Caju

caju.jpg

 

Rico em proteínas. Vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Sais minerais: fósforo, cálcio e ferro. Com excessão da vitamina C – pois a sua maior concentração está no fruto – as demais vitaminas e sais minerais se concentram em maior quantidade na castanha.
Fonte:http://poderdasfrutas.com/categoria/caju/

Caqui

caqui.jpg

 

Possui as vitaminas A, B1, B2, B5, e C. Sais minerais: fósforo, potássio, cálcio, sódio e mucilagens. Proteínas e fibras.

 

Carambola

 

A carambola é uma fonte rica em sais minerais e vitaminas A, B1, B2, C, além de fósforo e potássio.

 

Cereja

 

A cereja é uma fruta pequena, redonda e comumente vermelha (existem cerejas amarelas e roxas), muito apreciada na Europa.
É fonte de Vitamina A e C. Além de fornecer sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.
Fonte:https://sites.google.com/site/objetosaprendizagem/frutas-e-suas-vitaminas

 

Cupuaçu

cupuaçu.jpg

 

O cupuaçu possui as vitaminas C, A, B1 e B2. Sais minerais presentes na fruta: potássio, selênio, cálcio, fósforo, ferro, além de proteínas.

 

Frutas com a letra D

Damasco

damasco.jpg

 

Rico em beta-caroteno, sais minerais (cálcio, magnésio, enxofre, ferro e potássio), vitaminas (B3, B5 e C), ácido fólico.
Fonte:http://physioecorpo.com/site/?p=106

Frutas com a letra E

Embauba

http://www.colecionandofrutas.org/cecropiapach.htm

A embaúba pode ser compreendida como uma designação comum a diversas espécies de árvores. As principais são as do gênero Cecropia, que podem chegar aos 15 metros de altura. Árvore favorita do bicho preguiça, a embaúba se adapta facilmente aos diversos tipos de solo, e seus frutos são muito atrativos para as aves. As suas raízes são muito usadas pelas formigas como habitação, de forma a proteger-se dos animais predadores.

Os frutos finos, alongados e quando estão maduros a polpa fica estufada e macia. Os frutos tem gosto de doce de figo e podem ser consumidos in-natura, mastigando e espremendo na boca, restando apenas um bagacinho fibroso com as sementes que devem ser cuspidas. Atrai grande número de pássaros e a árvore é mais ornamental.

Frutas com a letra F

Figo

figo.jpg

 

Boa fonte de vitaminas A e C. Os sais minerais como cálcio, ferro e fósforo são os mais abundantes. A casca do figo é porosa e varia de cor segundo a espécie, podendo ser roxa, esverdeada, vermelha e, em alguns casos, amarela. De maneira geral, o figo é consumido ao natural, mas também consumida em conservas ou compotas.

Framboesa

Framboesa.jpg

 

Possui uma boa quantidade de vitaminas A, C, B1 (tiamina) e B5 (niacina).
É uma fruta em sais minerais como, por exemplo, ferro, fósforo e cálcio.

 

 

Fruta do Conde

fruta-do-conde.jpg

 

Conhecida também como pinha, é uma fruta que contém muito açúcar, portanto não é recomendada para quem faz regime de emagrecimento. O fruto tem casca verde e é coberto de saliências em forma de cone.
Boa fonte de sair minerais como cálcio, fósforo e ferro e de vitamina C.

Fruta Pão

fruta-pao.jpg

Suas vitaminas são a B1, B2 e B5. Sais minerais: cálcio, fósforo e ferro.

 

Frutas com a letra G

Goiaba

goiaba.jpg

 

Rica em vitamina C.Contém também sais minerais como cálcio, fósforo e ferro que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.

Graviola

graviola.jpg

Foto:  Tatters

É uma fruta originária da Amazônia. A graviola contém a vitamina C e complexos de B e também sais minerais como cálcio e ferro.

Groselha

 

A groselha possui as vitaminas A, B2, B6, C e E. Sais minerais: cálcio, fósforo, ferro, enxofre, magnésio, cloro e sódio, além de proteínas.

Guaraná

guarana.jpg

Foto:  berniedup

 

Além de cafeína e teobromina, o pó de guaraná contém fibras vegetais, amido, ácido tânico, cálcio, ferro, fósforo, potássio, tiamina e vitamina A.

Grumixama

 

Também chamada de grumixaba, cumbixaba, ibaporoiti, a grumixameira lembra um pouco a jabuticabeira e se adapta bem em qualquer clima e solo, resistente inclusive à geadas. A grumixama é estimulante do apetite, adstringente, diurética, contém vitamina C, B1, B2, Niacina e Flavonoides. Combate males inflamatórios da boca, garganta e intestino. Pode ser consumida in natura, como doces, compotas ou em bebidas.
Fonte: Frutas no Brasil  Imagem:https://www.revistagloborural.globo.com

Guariroba

guabiroba.jpeg

Princípios Ativos: Proteínas, carboidratos, niacina, sais minerais (ferro, fósforo, cálcio), vitaminas do complexo B.
Fonte: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/guabiroba.html#

Frutas com a letra I

Ingá

 

O ingá possui as vitaminas A, B1, B2, C e Niacina, também contém proteínas, carboidratos, proteína e ferro.

Frutas com a letra J

Jabuticaba

jabuticaba.jpg

 

Os benefícios da Jabuticaba são inúmeros, haja visto que ela contém vitaminas do complexo B, vitamina C, fibras, sais minerais e é pouco calórica.
Devido ao seu alto teor de substâncias antioxidantes e antialérgicas é empregada nas indústria de cosméticos e de alimentos.

Imagem:http://evoluahomosapiens.blogspot.jp/2013/02/jabuticaba.html

Jaca

jaca.jpg

 

A Jaca é rica em vitaminas A, C, complexo B (B2 e B5), também contém sais menerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio.

Jambo

jambo.jpg

 

O jambo é uma boa fonte de ferro, proteínas e outros minerais, também contém proteínas, carboidratos, vitamina A, B1, B2, minerais como ferro e fósforo. A cada 100 gramas consumidas da fruta contém cerca de 50 calorias. A fruta ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, ajudam na formação do colágeno e também contra tumores.
Fonte:http://www.saudeamesa.com.br/blog/abc-das-frutas-4      Foto:https://www.flickr.com/photos/hugo_br/222335792/

Jenipapo

 

O Jenipapo é rico em ferro, contém cálcio, hidratos de carbono, gorduras, água, vitaminas B1, B2, B5 e C. A cada 100 gramas consumidas do fruto contém cerca de 90 calorias. O jenipapo facilita a digestão e combate a asma, os males do fígado e do baço, ótimo para anemia, diarréia, doenças venéreas, faringite, sífilis úlceras e vômito.
Fonte:http://www.saudeamesa.com.br/blog/abc-das-frutas-4

Jatobá

 

O jatobá é uma fruta rica em vitaminas A, B1, B2, C, niacina e alto teor de tanino, também contém proteínas, lípidios, cálcio, fósforo e ferro. A cada 100 gramas consumidas do fruto contém cerca de 230 calorias. A fruta ajuda nas infecções intestinais, hemorróidas, é cicatrizante, fungicida, bactericida, anti-séptico, antioxidante entre outros benefícios.
Fonte:http://www.saudeamesa.com.br/blog/abc-das-frutas-4

Fruta com letra K

Kiwi

kiwi.jpg

 

Um dos benefícios do Kiwi é ele é rico em pectina, uma fibra que diminui a absorção de gordura no organismo.
Possui ainda antioxidantes, prevenindo o envelhecimento das células e a formação de rugas na pele, por ser rico em vitamina C.
O Kiwi também possui sais minerais (potássio), vitaminas C e E, é uma fruta antianêmica, antiescorbútica e digestiva.
Também contém proteína, potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo.
Fonte:http://www.frutasnobrasil.com/beneficios_kiwi.html

Frutas com a letra L

Laranja

laranja.jpg

 

A laranja contém em sua fruta uma impressionante lista de nutrientes entre elas vitaminas sais minerais e nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento das pessoas em geral. As laranjas são ricas em nutrientes essenciais, como vitaminas C, B1 e A. Eles também contêm fibras alimentares, folato, cálcio e potássio.
Fonte:http://www.dieta.blog.br/saude-e-bem-estar/25-beneficios-da-laranja-beneficios-da-laranja-para-saude-e-beleza

Limão

limao.jpg

 

O limão é uma excelente fonte de vitamina C, muito importante para combater as infecções, pois aumenta a resistência do organismo.
Contém ainda vitamina A e vitaminas A e vitaminas do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
Fonte:http://www.mulherbeleza.com.br/alimentacao/saiba-das-vitaminas-do-limao/

Lixia

lixia.jpg

 

Abundante em vitamina C, com pequenas quantidades das vitaminas do complexo B e de minerais. É responsável por instigar o apetite, proporcionar efeitos reconstituintes para o organismo e favorecer a digestão.
Fonte:http://poderdasfrutas.com/categoria/lichia/

Frutas Com a letra M

Maçã

maca.jpg

 

A maçã é importante fonte de vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3) e sais minerais, como fósforo e ferro.

Macadamia

Macadamia.jpg

 

Vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, E e Ácido Fólico.
Sais Minerais: Cálcio(70mg/100g), Cobre, Ferro, Fósforo(200mg/100g), Magnésio(120mg/100g), Manganês, Potássio(360mg/100g), Sódio, Selênio e Zinco.

Melancia

melancia.jpg

 

As propriedades da melancia
Essa fruta contém muitas vitaminas, como as vitaminas A, B1, C, B2, B6, biotina, ácido fólico e niacina, além disso contém beta-caroteno, que é precursor da vitamina A e o licopeno, um nutriente funcional, igual ao do tomate, que ajuda a prevenir o câncer de próstata.
Além disso possui os minerais ferro, fósforo, cálcio, zinco e magnésio, que são de extrema importância para o funcionamento de nosso organismo.
Fonte:http://www.alimentacao-saudavel.com/melancia-uma-super-fruta/

Mamão

mamao.jpg

 

É uma fruta muito nutritiva, apresentando vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais, tais como: ferro, cálcio e fósforo.
Este fruto possui também a papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo.

Manga

manga.jpg

 

É excelente fonte de vitamina A e C e apresenta quantidades razoáveis de vitaminas do Complexo B e sais minerais como Cálcio e Fósforo.

Mangaba

mangaba.jpg

 

É uma das frutas com maior concentração de vitamina C. Também possui boa quantidade de ferro, cálcio, e vitaminas A, B1 e B2.

Maracujá

Maracujá.jpg

 

Este fruto é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo).

Melão

Melão.jpg

 

Rico em vitaminas e sais minerais, o melão contém vitaminas A, B1, B2, B5, e C e sais minerais como o potássio, sódio, cálcio, fósforo e ferro.

Mexerica

Mexerica.jpg

Veja Tangerina logo abaixo.

Frutas Com a Letra N

Nectarina

Nectarina.jpg

 

É rica em vitamina A, boa fonte de vitaminas C e do complexo B, além de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.

Nêspera

Nêspera.jpg

A nêspera é rica em vitamina C e sais minerais, como o cálcio e o fósforo.

Ricas em betacarotenos, fibra, potássio e vitamina A, as nêsperas são ideais para ajudar a recuperar a linha, cuidar do coração e evitar os danos dos radicais livres.

Fonte:http://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/nesperas

Noz

 

Noz.jpg

Fonte de vitamina e sais minerais como potássio, cálcio, ferro, manganês, enxofre, sódio e zinco.

Frutas Com a letra O

Olho-De-Boi

Diospyros-brasiliensis.jpg

 

Veja Pitomba

Frutas Com a letra P

Pêra

Pêra.jpg

 

A pêra contém quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e niacina, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo, fortificando o músculo cardíaco. Elas são essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos e problemas de pele. Contendo ainda vitaminas A e C, a pêra é uma das frutas mais ricas em sais minerais incluindo sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro.
Fonte:http://www.salutarsaude.com.br/dicas_visualizar.php?id_dica=34

Pêssego

Pêssego.jpg

 

O pêssego é rico em vitamina A e C. O pêssego também apresenta as vitaminas K e E.
É rico em sais minerais como o ferro, potássio, sódio, fósforo, iodo, cobre, manganês, carboidratos, fibras e cálcio.
Fonte:http://belezaesaude.com/pessego/

Pitaya

Pitaya.jpg

 

Reconhecida como uma boa fonte de vitamina C, (100 gramas da fruta, tem quase 50% do valor diário recomendado), que é importante para o sistema imunológico. É uma boa fonte de sais minerais, principalmente cálcio e fósforo. A pitaya também possui substâncias antioxidantes que são conhecidos para prevenir os radicais livres que causam câncer. Contém muita água, sendo um ótimo diurético e contém pouca gordura, que a torna uma ótima aliada para sua dieta.
Fonte:http://www.dietaemagrecerurgente.com/extrato-de-pitaya-koubo-para-perder-peso/

Pitanga

Pitanga.jpg

 

A Pitanga contém glucose, potássio, sais minerais e vitamina C.

Imagem:http://estudiocollore.blogspot.jp/2011/04/atividades-da-pos-graduacao-exercicio_06.html

Pinha

Veja Fruta do conde acima.

Pinhão

Pinhão.jpg

Pinhão é fonte de vitamina niacina ou B3 (essencial no metabolismo protéico).

Imagem:http://www.nacozinhabrasil.com/2009/06/cuca-de-goiabada-com-pinhao.html

Pitomba

pitomba.jpg

Uma fruta do nordeste brasileiro consumida naturalmente e eu não é muito explorada comercialmente.

A Pitomba é uma excelente Fonte de Vitamina C, Vitamina A, Ferro, Cálcio e de uma proteína especial, que retirada da pitomba e eficaz contra fungos e carunchos nas plantações de cana-de-açúcar e café, e também em grãos de feijão e Soja que ficam estocados.

Fonte:http://www.saudedica.com.br/os-6-beneficios-da-pitomba-para-saude/

Poncam

Veja tangerina abaixo

Frutas com a letra Q

———-

Frutas com a letra R

Rambutan

Rambutan.jpg

 

O rambutan possui vitaminas (Niacina e C), sais minerais (cálcio, fósforo e ferro), fibras e proteínas. Devido ao elevado teor de vitamina C e cálcio é indicada para consumo diário de crianças e idosos.

Romã

Romã.jpg

 

A romã é boa fonte de fibras, de vitamina C, prolina, valina, serotonina, metionina, niacina, vitamina A e vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6). Sais minerais: cloro, cálcio, cromo, magnésio, potássio, selênio e zinco.
Fonte:http://poderdasfrutas.com/categoria/roma/

Frutas com a letra S

Sapoti

Sapoti.jpg

 

Razoavelmente calórico por ser rico em carboidratos, o sapoti é fonte também de vitaminas do complexo B e C, além de minerais como cálcio, ferro e fósforo.
Fonte:http://brasil.babycenter.com/a4700058/nutri%C3%A7%C3%A3o-de-beb%C3%AA-como-escolher-e-comprar-frutas-e-vegetais#ixzz34afZoRvO

 

Saputá

Deliciosa para o consumo ao natural também do nordeste. Saputá é o outro nome da fruta sapoti acima.

Frutas com a letra T

Tamarindo

Tamarindo.jpg

O tamarindo costuma ter uma quantidade razoável de vitaminas e sais minerais como o Potássio, Cálcio, Fósforo, Ferro, tiamina, riboflavina, niacina e vitamina C.
Fonte:http://www.gulosoesaudavel.com.br/2013/01/22/geleia-tamarindo-caseira/

Tangerina

Tangerina.jpg

 

O valor nutritivo varia de acordo com a espécie, mas é sempre fonte apreciável de vitaminas A, B e C, e em menor grau de sais minerais como Cálcio, Potássio, Sódio, Fósforo e Ferro.
Fonte:https://sites.google.com/site/objetosaprendizagem/frutas-e-suas-vitaminas

Toranja

Toranja.jpg

 

A Toranja é um fruto muito rico em Vitamina C e em glúcidos redutores (açúcares diretamente assimiláveis). Possui propriedades semelhantes às de todos os citrinos (laranjas, tangerinas, limões), embora seja mais suculento e menos ácido que o limão e, tal como estes, é um fruto das estações frias, Outono / Inverno.
Como é rica em: vitamina C, potássio, cálcio folatos e caroteno. A toranja é muito bom para a visão, evitando a formação de cataratas, facilita a digestão, ainda é recomendado para a proteção contra o câncer do cólon e do estômago.
Fontes:
http://www.centrovegetariano.org/Article-565-A-Toranja.html

Frutas com a letra U

Uva

uva.jpg

 

A uva possui vitaminas A, C, E, K e D (pequenas quantidades).
Sais minerais potássio, silício, enxofre, ferro, fósforo, magnésio, cálcio, cloro, sódio e proteínas.
Fonte:http://www.hiltonfito.com/dicas/beleza/beneficios_da_uva.html

Uxi

Uxi.jpg

 

A polpa do uxi é consumida ao natural ou através de sorvetes, licores e doces em pasta. Os estudos com polpa de frutos de Uxi o indicaram como fonte de ácidos graxos, fibras, esteróides, sais minerais, vitaminas C e E, os ácidos graxos oléico(7,38%) e o palmítico (3,78%).
Fonte:http://saudepelasplantas.blogspot.jp/2010/02/uxi.html

Imagem:http://www.qbioma.ufam.edu.br/produtos.php

Uvaia

 uvaia.jpg

Uvaia do tupi yba-aia, fruta ácida. Trata-se de fruta da região sul do Brasil.

Os frutos são consumidos in-natura e na forma de sucos. A fruta tem grande potencial para fabricação de bebida fermentada como vinho e ótimo vinagre.

Altas concentrações de vitaminas A e C, a Uvaia ajuda no combate aos radicais livres e o envelhecimento celular, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e doenças derivadas do envelhecimento. São indicadas para apoio no tratamento ao HIV, tumores, malária, processos inflamatórios e redução no nível de ácido úrico. Mais pesquisas são necessárias, mas evidências demonstram que o consumo da Uvaia, graças às vitaminas nela presentes, trazem benefícios para sua saúde.

Fonte e imagem:http://www.saudemelhor.com/uvaia-fruta-beneficios-muitas-propriedades-saude/

Umbu

 umbu.jpg

O suco do Umbu contém sais minerais e vitaminas, principalmente de vitamina C, com eficiente efeito curativo nos casos de escorbuto.
Fonte:http://www.nutrirmaos.com.br/polpa-de-fruta/66

Imagem:http://acaiecompanhia.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=67

Frutas com a letra V

Veludo

 Veludo.jpg

Uma fruta do Brasil que não compensa saber quais são as vitaminas e minerais contidos, principalmente por não interessar muito ao ser humano.

Frutas com a letra W

Wampi

 Clausena-lansium-Wampi.jpg

Fruta exótica de origem chinesa e como outras não é muito consumida.

Imagem:http://novidades-plantamundo.blogspot.jp/2012_08_01_archive.html

Frutas com a letra X

Xixá

 chicha1.jpg

O nome do fruto, de nome xixá (não confundir com o nome da árvore, que é chichá), termo Indígena, que significa “Fruto semelhante a mão ou punho fechado”. Fruto brasileiro.
Fonte:

http://www.wikiaves.com.br/flora:chicha

Imagem:http://naturezadivina.org.br/textos/chicha-do-cerrado/

Frutas com a letra Z

——————–

Veja esse vídeo abaixo e entenda melhor sobre as frutas.

Imagens:www.freedigitalphotos.net

48 Flares Twitter 0 Facebook 47 Google+ 1 Filament.io 48 Flares ×