Hortênsia sinaliza o tipo de solo

| EM Flores Nenhum comentário
hortênsia.jpg
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Hortênsiahortênsia.jpg

Já imaginou ter em sua casa uma flor que vem da China ou do Japão? Pois a Hortênsia é exatamente essa flor que você deseja. Ela pode ser encontrada nas cores: azul, lilás, branca e rosa. Mas o que mais chama a atenção para a Hortênsia são as flores, que aparecem em uma generosa floração, no caso, encontramos varias pequenas flores que formam uma flor maior.

Conheça um pouco mais da Hortênsia

A Hortênsia também pode ser chamada de rosa do Japão, afinal ela é oriunda desse país. Esta planta ornamental ganhou grande difusão no século 19, quando foi trazida da Ásia para a Europa. Seu nome é em homenagem a uma dama francesa, chamada Hortense.

As pequenas flores que formam uma grande flor, na realidade são falsas, a verdadeira é a que se encontra no centro do ramo. A Hortênsia é encontrada em locais de clima ameno a frio e floresce normalmente entre a primavera e verão.

Se desejar plantar as hortênsias, você pode fazê-la em vasos ou diretamente no solo. No Brasil, procure colocá-las em um local a meia sombra. No nordeste, a Hortênsia só pode ser cultiva em serras ou estufas próprias, climatizadas. Aproveite e se encante com a beleza da Hortênsia.

Curiosidades

A chave das cores

Ao contrário do que muitas pessoam imaginam, não há hortênsias de diversas cores, porém  elas adquirem cores variadas de acordo com o PH do solo na qual estão plantadas. Uma mesma planta pode permitir serem azuis, rosas ou brancas, se a terra que  tiver o PH modificado.

Alguém pode desejar a coloração das hortênsias que possui no jardim de casa. Basta trocar para um solo mais ácido ou mais alcalino. Há fertilizantes à distribuição que auxiliam o nesse quesito, tornando-as azuis ou rosas. Porém caso você queira realizar seus próprios experimentos sem as facilidades do mundo moderno, mãos à terra.

Tons azuis

Para que sua hortênsia produza flores azuis a solo precisa ser ácido. Em um solo abundante em alumínio elas florecerão lindamente azuis, chegando ao roxo. Caso a solo não seja ácido faça uma combinação de 20g de sulfato de alumínio, sulfato de ferro ou pedra ume, diluída em 5 litros de água e regue a planta com esta combinação duas vezes por semana, começando por volta de 40 a 50 dias antes do início da floração. Quanto mais alumínio contiver a solo na qual está plantada mais escura será sua coloração podendo nascer buquês de flores violetas. Há no entanto, outra “prescrição” natural para que a hortênsia produza tons violeta. Neste caso coloque palhas de aço utilizadas dentro da água. Deixe até que a água esteja da coloração de ferrugem. Em seguida regue a hortênsia com esta água uma vez por semana.

hortênsia.jpgTons rosas

Para que sua hortênsia produza flores rosas o solo precisa ser alcalino. Se você já possui uma planta que compõe tons azuis e quer que ela passe para rosa, replante-a em um local com a terra preparada com uma mistura de 200 a 400 g de calcário dolomítico por m2. Quanto mais alcalino estiver seu solo mais próximo chegará a flores brancas.

hortênsia.jpg

Imagens:https://pixabay.com

Fonte:http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-32–46-20140926

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×