Morangos, como plantar, colher e o melhor, comer

| EM Cultivando saúde Nenhum comentário
morangos.jpg
1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 Filament.io 1 Flares ×

Morangos são frutos?

Segundo o Wikipédia, o morango é um fruto acessório agregado, o que significa que a parte carnuda deriva não do ovário da planta, mas da receptáculo que sustenta os ovários.

O morango é um pseudofruto, pois na verdade, o verdadeiro fruto são os “pontos pretos” ao redor do morango, porém, todo o receptáculo do morango se torna carnoso e suculento.

Para todas as idades

Sendo um fruto ou pseudofruto, é apreciado desde crianças até os de mais idade até mesmo dando o nome de Moranguinho para o gatinho ou não vendo a hora de tomar aquele suco de morangos na rodoviária.

Morangos.jpg

Suco de morangos

Como plantar morangos

Como sugestão aconselhamos comprar mudas para produzir plantas de morangueiro e depois usar as extenções (estolhos) que brotam naturalmente da planta mãe e criam raiz quando encontram terra.

Morangos.jpeg

Assim que se tornar uma planta capaz de sobreviver sozinha você poderá cortar o estolho que liga à planta mãe. Ficará com um uma cópia idêntica do morangueiro original. Dê preferência a utilizar as plantas netas, mas nada impede de utilizar as filhas.

Pode ser que no primeiro ano suas plantas não produziam muito, mas no ano seguinte, que na foto abaixo mostra a produção no segundo ano multiplicado a partir de 4 mudas.

Morangos.jpeg

Outra forma para produzir morangueiros é usar a própria semente. A semente do morango está situada exteriormente a envolver o centro vermelho e carnudo do morango.

Uma maneira de conseguir sementes é deixar o morango amadurecer bem até começar a fermentar. Nessa altura coloca-se dentro de um coador de chá e esmaga-se delicadamente com o dedo. A polpa do morango deverá passar através da rede e as sementes ficam depositadas no coador.

Em seguida passe bem por água para retirar os restos de polpa. Coloque as sementes num pano para retirar a água e deixe secar ao sol até ficarem bem sequinhas. Pode guardar as sementes de morango num num pote ou vidro escuro e seco até chegar a hora de semear.

Veja esse vídeo abaixo e aprenda mais sobre como cultivar morangos.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário ou se desejar receber nossas dicas inscreva seu e-mail na barra lateral.

Tenha bons frutos, ou morangos pelo seu trabalho árduo!

Fotos: http://www.freedigitalphotos.net/
Arquivo pessoal

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 Filament.io 1 Flares ×