Porque paisagismo e jardinagem são atividades tão parecidas, mas diferentes

| EM Cultivando saúde Nenhum comentário
jardim.jpg
6 Flares Twitter 2 Facebook 2 Google+ 2 Filament.io 6 Flares ×

Paisagismo e jardinagem

paisagismo-e-jardinagem.jpeg

                Paisagismo e jardinagem

 

Quando nos referimos a paisagismo e jardinagem é muito comum as pessoas fazerem uma associação natural das palavras e as classificarem como elementos de decoração externa de um ambiente ligado a vegetações, quando na verdade os termos diferem um do outro.
Paisagismo está muito conectado a arquitetura, pois é a construção estética e funcional que permite intercalar o homem e tudo que o cerca (bens materiais) com a natureza por meio da projeção exterior de um ambiente.
A jardinagem, por sua vez, é a junção de técnicas para o cultivo e manutenção de jardins, administradas por jardineiros. Estes profissionais tem a função de dar forma àquilo que foi projetado por um paisagista.

Entendendo na prática

Agora que você sabe o significado das duas palavras, vamos exemplificar como funciona o trabalho de um arquiteto paisagista e como ele pode ser fundamental na hora de decorar o lado de fora de uma residência.
Você optou por criar uma área verde na sua casa, mas não faz a mínima ideia de como ornar objetos, automóvel e pessoas, mas tem certeza que quer um jardim de orquídeas. Nessa hora entra o auxílio do paisagista. Ele é quem vai estudar o espaço disponível e criar um projeto exclusivo para você, de forma que se encaixe tudo que você deseja ter no lugar, inclusive suas flores.

Motivos para se ter um jardim em casa

Quem mora em grandes centros urbanos sabe que é cada vez mais escasso se deparar com uma área verde. Uma vegetação urbana traz inúmeros benefícios visuais, melhorias para a saúde e o planeta. Conheça alguns motivos relevantes:
 Equilibra a temperatura do ambiente
 Protege construções de climas extremos
 Enriquece a biodiversidade
 Favorece a saúde
 Paisagismo Sustentável

Motivos econômicos

Vivemos em um período onde o pavor em se esgotar os recursos naturais não é apenas episódio de seriado de ficção científica. Em tempo, basta analisar a crise hídrica da cidade de São Paulo e tudo que vem sendo falado sobre a importância de economizar água.
A conscientização a respeito da sustentabilidade deve vir de todos os setores e no paisagismo não poderia ser diferente. Poder construir um jardim com a reaproveitamento de materiais que seriam descartados é uma forma de atender as necessidades da atual geração, sem comprometer o meio ambiente para as futuras.
O paisagismo sustentável visa melhorar a qualidade de vida da população e contribuir para a conservação dos recursos naturais, com foco na redução dos impactos negativos à natureza. Essa metodologia é capaz de trazer benefícios como:

1# Ambientais

 Consome menos água
 Retém o solo em suspenção
 Devolve a atmosfera ar puro
 Conservação da fauna
 Gera energia limpa e renovável
 Economia de água

2# Sociais

Pasagismo-e-jardinagem.jpg

            Paisagismo e jardinagem

 Cria uma ligação entre homem e natureza
 Valorização visual e estética
 Retenção de poeiras
 Diminuição de poluição sonora

3# Econômicos

 Menos gasto com manutenção e mão de obra
 Produção de alimentos comestíveis
Agora que você já é expert do tema, que tal deixar a preguiça de lado e investir num jardim? Além de trazer benefícios à sua saúde, você estará contribuindo, ainda que de forma pequena, com um planeta melhor para seus filhos.
Pense nisso!

Fotos:freedigitalphotos.net

6 Flares Twitter 2 Facebook 2 Google+ 2 Filament.io 6 Flares ×