Prímula-branca-da-tarde, flor simples e belíssima

| EM Flores Nenhum comentário
primula-branca-da-tarde.jpg
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Prímula branca da tarde

Nome científico: Oenothera Speciosa.
Nomes populares: Gotas-brancas-de-sol, flor-do-dia, prímula-branca-da-tarde.
Origem: América do Norte,Sudoeste dos Estados Unidos e México.
Ciclo de vida: Planta perene.

primula-branca-da-tarde.jpg

Foto: M.N.

Características da Prímula branca da tarde

Planta herbácea rizomatosa de porte ereto, atinge de 30 a 60 cm de altura. As folhas são serrilhadas e as flores possuem cálice longo de quatro pétalas num diâmetro de 5 a 10 cm. São solitárias, desabrocham no início da primavera e apresentam pétalas brancas, modificando para cor-de-rosa. As flores abrem à noite e permanecem abertas ao final da manhã (o dia todo se nublado). É atrativa de várias espécies de inseto, porém as mariposas são os mais comuns por florescer à noite.

Condições de cultivo da Prímula branca da tarde

Não se exige muitos cuidados. Podem ser cultivadas a pleno sol, semeadas ao ar livre na primavera, em solos que tenham boa drenagem, em regiões mais frias, sendo seu cultivo indicado mais para a região Sul do Brasil. A prímula branca da tarde propaga-se por divisão da planta e sementes.Talvez seja melhor cultivar em áreas onde as plantas podem se espalhar sem concorrerem com outras flores.

Prímula-branca-da-tarde.jpg

Prímula branca da tarde

Curiosidades da Prímula branca da tarde

Nome originário do grego, Oeno – burro e thera – levar, armadilha, perseguir. Acredita-se que o nome se refere à qualidade da planta que pode ser utilizada para a captura de burros e outros animais. A espécie, speciosa, significa ‘pomposo’. As flores Prímula branca da tarde desabrocham apenas uma vez por isso elas mostram sua beleza apenas um dia.

As folhas são alternas e as flores possuem cálice longo, são solitárias, formadas no verão e apresentam pétalas brancas, modificando para cor-de-rosa.

primrula-branca-da-tarde.jpg

Gostou desse artigo? Então se inscreva para receber novos artigos ou então curta nossa fanpage no Facebook.

Imagens: Arquivo pessoal

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×