Suco de Agrião pode ser bom pra emagrecer e para a sua memória

| EM Cultivando saúde 1 comentário
agriao
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×
Agrião.jpeg

Foto: Valter Jacinto

O suco de Agrião pode ser bom pra você, pois, alguns até o chamam de “fast food” verde.

Nome Científico: Nasturtium officinale, também denominado Sisymbrium nasturtium-aquaticum e Rorippa nasturtium-aquaticum

Nomes Populares: Agrião, Agrião aquático, Agrião da água, Agrião da Europa, Agrião da fonte, Agrião da Índia, Agrião da ponte, Agrião da ribeira, Agrião das fontes, Agrião de jardim, Agrião de lugares úmidos, Agrião do brejo, Agrião do rio, Agrião d’agua corrente, Agrião oficinal, Agrião mouro, Berro, Cardamia jontana, Cardomo dos rios, Mastruço, Mastruço ordinário, Mastruço dos rios, Rabaça dos rios.

Família: Brassicaceae

Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo,Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical. O agrião ou agrião d’água é uma planta que prefere clima ameno (temperatura entre 10°C e 20°C). Em regiões com temperatura acima de 25°C a planta fica menor e pode florescer precocemente. Sua flor é branca com quatro pétalas.

Origem: Sudeste Asiático, Europa

Altura: 10 a 50cm

Luminosidade: Sol Pleno. Em regiões de clima quente evite que a planta fique exposta ao sol nas horas mais quentes do dia.

Ciclo de Vida: Anual, Perene

Modo de cultivar

O agrião d’água, como o próprio nome diz, é uma planta semiaquática, e pode ser plantado em terrenos inundados ou encharcados, tanques, vasos e outros objetos parecidos, como um pote de sorvetes, por exemplo. A altura ideal da camada de água sobre o solo é de cerca de 2 a 8cm. Terrenos argilosos bem úmidos também podem ser utilizados para o cultivo. O solo deve ser fértil e a planta cresce melhor quando o pH é neutro ou levemente alcalino.

O plantio em vasos é muito simples, colocando-se o vaso com terra em um recipiente mais largo contendo água fresca. Por suas características, o agrião também é uma hortaliça perfeita para o cultivo hidropônico. Sendo assim o método mais higiênico.

Deve-se tomar cuidado para que a água não esteja contaminada com esgoto. Não adube com esterco animal. O risco do agrião se tornar um vetor para parasitas e doenças é muito alto se o solo ou a água estiverem contaminadas. Outro fator da água ser corrente é para evitar a criação de insetos, como o pernilongo.

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, irrigado diariamente ou permanentemente inundado. Aprecia água corrente e limpa, além de adubações periódicas. Sua colheita poderá se feita com cerca de 50 dias no verão e 70 dias no inverno, suportando até 4 cortes seguidos, quando então o canteiro deve ser arado para uma nova plantação. Multiplica-se por sementes e por estaquia.

Agrião.jpg

Propriedades e seus benefícios

Expectorante; adstringente; descongestionante; anti-séptica das vias respiratórias; digestiva; diurética; excitante; estimulante; anti-inflamatória; anti-icterícia; anti-térmica; cicatrizante; depurativa; tônica; fortificante; restauradora.

O agrião também tem sais minerais, entre eles podemos destacar o enxofre, fósforo e ferro, importantes para a formação de ossos e dentes, para a produção de glóbulos vermelhos do sangue e para evitar a fadiga central.O talo crocante tem alto teor de iodo que é fundamental para garantir o bom funcionamento da tireoide. É rico em fibras que regulam as funções do intestino.

Na questão do valor calórico, o agrião possui cerca de 28 calorias em cada 100 g – e oferece vários nutrientes que garantem o bom funcionamento do corpo humano. Entre eles podemos destacar o elevado teor de betacaroteno, um antioxidante natural. O agrião também possui grande quantidade de vitamina C e vitaminas do complexo B.

Para que serve?

Reumatismo; gota; artrite; tosse; gripe; bronquite; asma; amenorreia; anemia; falta de apetite; caspa; cabelos com problemas de crescimento; colite; dor de dente; diabetes; distúrbio digestivo; dispepsia; febre; acne; dermatose; icterícia; tuberculose; uremia; sífilis; pedras dos rins; varíola; verme; cistite; inchaço das glândulas; debilidades do coração e dos nervos.

Quais são alguns modos de uso do agrião?

Pode ser utilizado em forma de saladas, xaropes, sucos, chás e sopas. Veja logo abaixo dois sucos que podem beneficiar você e sua família.

suco-de-agriao.jpg

Suco de agrião em petbottle

Suco de agrião para emagrecer

É um ótimo remédio caseiro para quem pretende emagrecer.

Para preparar este remédio caseiro escolha o agrião fresco, firme e com as folhas bem verdes e coloque-os em um recipiente com água. Bata tudo no liquidificador e está pronto para uso. A pessoa que pretende emagrecer deve beber o suco de agrião várias vezes por dia.

Por ser uma verdura de gosto bastante forte e possui propriedades que apressam o metabolismo, o que ajuda o organismo a converter gordura em energia, resultando no emagrecimento. Além disso, é rico em fósforo e enxofre, como dito antes, o que o caracteriza como um excelente normalizador intestinal.

Como o suco de agrião é forte tanto no gosto como nos efeitos, pode ser usado combinado com outros sucos, 30 ml do suco de agrião misturado a outro suco de hortaliças é suficiente. Com isso você terá sucos de sobres variados, atingindo seu objetivo de emagrecer de forma bem saudável.

Suco de agrião para você ter uma boa memória

O suco de agrião é um ótimo remédio caseiro para ter uma boa memória, uma vez que as suas folhas são ricas em vitaminas B6 (piridoxina), que além de estimular a atividade cerebral evita a perda de memória.

Para preparar este remédio caseiro são necessários os seguintes ingredientes: 12 laranjas, 250 ml de suco de tangerina, 1 xícara (chá) de agrião, 1 colher (sopa) de gérmen de trigo* e 1 colher (sopa) de açúcar mascavo.

Para preparar este remédio caseiro triture bem as folhas de agrião e retire o excesso do bagaço das laranjas, após cortá-las em cubos adicione no liquidificador juntamente com todos os ingredientes e bata bem. O suco deve ser tomado várias vezes ao longo do dia.

Este remédio caseiro além de estimular a memória, proporciona outros inúmeros benefícios a saúde, entre eles a proteção do coração e a diminuição do nervosismo e ansiedade devido as suas propriedades calmantes. E pelas suas propriedades, o agrião ele também é considerado anti-depressivo.

*O gérmen de trigo ou germe de trigo é a parte mais nobre do grão de trigo – é o seu embrião, de onde a nova planta começa a brotar. Na alimentação infantil, pode fazer parte de todas as papas. Wikipédia

Fontes:
http://www.tuasaude.com/
http://www.hortas.info/
http://naturezaviva.net.br/
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/agriao_rico_em_fibras_regula_o_intestino.htm

Gostou do artigo sobre agrião? Então deixe seu comentário e se inscreva para receber mais de nossas dicas.

Até a próxima!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×