Zínias

| EM Flores Nenhum comentário
zinias.jpg
2 Flares Twitter 0 Facebook 2 Google+ 0 Filament.io 2 Flares ×

Zínias e suas caracteríticas

Nome cientifico: Zinnia elegans.
Nome popular: Zínia, Moça-e-velha, Flor de papel, Capitão, Canela-de-velho.
Família : Asteraceae.
Origem: México.
Ciclo de vida: Planta Anual.

 

zínia.jpg

                 Foto: Mitsuru Noda

Cultivo das zínias

Zínias são cultivadas a partir de sementes. Aconselhamos plantar de julho a março. Se for plantada no lugar definitivo poderá produzir flores de tamanhos maiores, cobrir as sementes com camada fina de substrato e regar em seguida. Germinam no período de 5 a 10 dias.

Precisam de sol pleno e as regas não devem ser encharcadas, podendo ser apenas uma vez por dia ou até mesmo a cada três dias, pois são resistentes as secas.

A Zínia precisa de solo bem drenado, úmida e fértil, que é rica em húmus. Durante os períodos de seca, remover todas as flores mortas, de modo a estimular o crescimento novo de flores novas. São vulneráveis à geada.

Curiosidades

Zínias Brancas, cremes, amarelas, salmão, alaranjadas, vermelhas, cor de rosa, lilás, roxo e até bi-colores, só não existem Zínias na cor azul, foram levadas para Europa pelos navegantes espanhóis e, na Universidade de Gottingen, na Alemanha o botânico Johann Gottfried Zinn fez a primeira descrição da planta e acabou sendo homenageado por isto. Em meados do século XVIII a Zínia se tornou famosa na Europa e nos Estados Unidos com híbridos dobrados e com formato de pompom.

No Brasil Zínia é encontrada no Norte (Acre), Nordeste (Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas), Centro-Oeste (Distrito Federal), Sudeste (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro), Sul (Paraná, Santa Catarina) (MAGENTA, 2010).

As Zínias é também chamado popularmente Flor de papel, pela sua aparência muito semelhante a flores feita de papel.

zínias.jpg

Hoje existem cerca de vinte espécies diferentes de Zínias, entre anuais e arbustivas, mas, desde a metade do século XIX, freqüentemente são criados novos híbridos.

As Zínias podem ser usadas como essências florais, apresentando as propriedades de atuar contra a seriedade excessiva, falta de humor, olhar sombrio, sendo também usada para crianças que se tornaram adultas muito cedo, resgatando a alegria de ser criança.
Fonte:http://www.mulhervirtual.com.br/flor/Zinia.html

Imagens:Arquivo pessoal

http://www.freedigitalphotos.net/

https://pixabay.com/en/zinnia-flowers-colorful-color-59911/

2 Flares Twitter 0 Facebook 2 Google+ 0 Filament.io 2 Flares ×